PRIMEIRO CENTRO DE REFERÊNCIA CIGANA NO NORDESTE



Inaugurado na cidade de Sousa Paraíba, o CCDI é uma ação da Seppir-PR, promovida com o apoio da SID/MinC.
O povo cigano da cidade de Sousa, no Alto Sertão paraibano, região que concentra mais de 600 pessoas da comunidade Calon, está em festa com a abertura do primeiro centro de referência cigana do Nordeste: o Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI).
Inaugurado na manhã de quinta-feira, dia 6 de agosto, no Jardim Sorrilândia III, o CCDI é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), que conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC).
Estiveram presentes ao evento, o ministro da Seppir-PR Edson Santos; o governador da Paraíba José Targino Maranhão; o secretário da SID/MinC, Américo Córdula; a chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portella; o Prefeito de Sousa Fábio Tyrone; dentre outras autoridades.
O ministro Edson Santos fez o seu discurso indagando aos ciganos se o Centro atendia às expectativas da comunidade, ao que os Calon, como são conhecidos, sinalizaram positivamente. Recordou, ainda, que “o presidente Lula identificou, no começo de seu governo, que teria que governar para todos e para os que têm menos oportunidades, como os negros, os quilombolas, os indígenas e os ciganos”, disse Santos.
Durante a cerimônia, o secretário Américo Córdula anunciou o lançamento da segunda edição do Prêmio Culturas Ciganas, que este ano será realizado em parceria com a Seppir-PR e com o Ministério da Saúde. Com recursos totais de R$ 300 mil, o concurso premiará com R$ 10 mil as 30 melhores iniciativas apresentadas por pessoas físicas, comunidades/grupos pertencentes a quaisquer clãs ou etnias ciganas.
Para o secretário da SID/MinC, “o Centro será uma oportunidade de revelar a cultura Calon ao povo brasileiro”. E enfatizou que os ciganos devem ter acesso às políticas de cultura: “eles fazem parte da nossa diversidade cultural, são parte da nossa identidade, é dever do Ministério da Cultura valorizar essa cultura”. Também propôs começar, em breve, oficinas de capacitação para qualificar a comunidade ao 2° Prêmio Culturas Ciganas, cujo edital será lançando em breve.
Por sua vez, o prefeito Fábio Tyrone afirmou que a realidade do povo cigano na região estava mudando e que o preconceito estava chegando ao fim. Ele anunciou que o projeto Matriz das Artes, promovido pela Prefeitura Municipal de Sousa, estava incluindo na programação deste ano espetáculo de danças ciganas.
Falando em nome da comunidade Calon, o presidente do CCDI, Francisco Figueiredo, agradeceu às autoridades pela viabilização da iniciativa e “por valorizarem a cultura de um povo tão excluído da sociedade”. Segundo ele, “o Centro irá ajudar a perpetuar essa cultura tão diversa e rica”.
(Texto: Rose Andrade, Ascom RRNE/MinC)(Fotos: Divulgação)
Publicado por Sheila Sterf/Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas