José Queiroga de Melo, Obrigado Maestro!

A Banda de Música Municipal "13 de Maio" da cidade de Sousa teve sempre como um grande referencial na sua trajetória musical na região a genialidade de grandes músicos e profissionais do mais alto conhecimento da música de dobrados, polcas e hinos, conteúdo mais que indispensável para as apresentações da banda nos eventos festivos e datas comemorativas da municipalidade, tendo um naipe de grandes musicistas a serviço da Banda de Música 13 de Maio e dentre eles o grande Maestro José Queiroga de Melo que dedicou a sua vida à música e a formação musical de uma geração que se espelhava nele para produzir música e contribuir com a cultura sousense como assim fez o grande maestro.
José Queiroga de Melo foi o grande ícone de uma época de ouro, quando no início dos anos 1970 dirigia de forma magistral e soberana a Banda de Música 13 de Maio que entre seus músicos reinavam os mestres Zé Cassiano, o mestre Dui, Nego Chico, Chico Cruz, Dedé Cruz, Edmilson Gadelha, Mané Zuza, Chico do Violão, Lacerda, Zé Bonitinho, Braz Cibito, Chico Gadelha, Doca Liberato e tantos outros que traziam a melodia no sangue e faziam de Sousa um grande celeiro de músicos e de muita musicalidade, vivíamos uma época de grandes eventos, de grande prosperidade alavancada pelas usinas de algodão, aqui instaladas e que faziam de Sousa uma cidade próspera e em desenvolvimento.
Maestro José Queiroga, faleceu esta semana
O carnaval no Sousa Ideal Clube era um dos maiores carnavais de toda a Paraíba, pois, tínhamos uma das maiores orquestras do Estado e à frente dela o maestro José Queiroga dirigindo mais de trinta músicos e fazendo do Sousa Ideal um dos melhores clubes para baile carnavalesco e palco ideal para o frevo e a música de Orquestra na voz de Manoel Gadelha, Ana Maria Gadelha e Julimar Dias. Esse tempo todo sousense guarda dentro do peito como uma saudade derradeira e a sete chaves, pela sua importância cultural para os amantes da boa música. O Carnaval de Sousa nunca mais foi o mesmo pela ausência do grande maestro e artífice da música de Sousa e um dos seus maiores produtores dos grandes eventos carnavalescos de Sousa. O maestro faleceu esta semana em João Pessoa, deixando uma grande lacuna na cultura sousense, ele que foi um dos maiores incentivadores de nossa cultura.
Quem não se lembra do Coral Eládio Melo? quem não ouviu "Ave Maria" de Schubert no Coro do Coral Eládio Melo? e "Aleluia" de Haendel? "Assum Preto" de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira?
O Coral Eládio Melo foi mais uma grande contribuição do grande Maestro José Queiroga de Melo à cultura de Sousa, ele que foi um artesão da música, criativo, autodidata, especial. Tinha um ouvido espetacular, era um músico por excelência!
Que o legado do grande maestro possa manifestar as gerações futuras na busca de preservação de nossas tradições culturais, e possa despertar o cidadão para a importância da música na formação de crianças e adolescentes como assim pensava o grande maestro, com seu trabalho voltado para a emancipação do cidadão e das instituições.
Obrigado, Maestro José Queiroga de Melo!


Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas