O Brasil é um País sem Pobreza?

Na propaganda governamental o "Brasil é um país sem pobreza" e nós sabemos, o meu papagaio Louro Green sabe, mais do que ninguém que o que mais tem por aqui, é pobreza. Pobreza por todos os lados! Pobreza no compasso e na circunferência, em alto relevo. Pobreza aqui, está numa taxa elevadíssima por metro quadrado. Os índices de pobreza são assustadores! A nossa população vive em estado de calamidade, à margem da pobreza, sem saneamento básico, sem emprego, sem educação, sem acesso à saúde de qualidade, sem moradia; refém da violência com os altos índices da criminalidade aliados às drogas, à prostituição e à corrupção.
Dizer que estamos caminhando para a erradicação da pobreza no Brasil é no mínimo uma incoerência e de um cinismo sem precedentes, imaginar mesmo este, um governo cara de pau, segundo a opinião de Louro Green esse papagaio de pirata porreta e que vai longe com seu raciocínio animal e sua mania de obliterar tudo que é suspeito e sem nexo.
Afinal, segundo ele, pobreza nós temos demais por aqui, a começar pelas nossas instituições que são paupérrimas em sua estrutura física  e política. Nossa visão de mundo não vai além da fronteira, basta ver como são bem vigiados nossos extremos norte e sul e a quantidade de armas de grande calibre que são contrabandeadas em nossas fronteiras e todo tipo de mercadoria que circula pela receita alfandegária, mas, não se consegue trazer quase nada legalmente em virtude das altas taxas que se paga nos aeroportos brasileiros para a circulação de mercadorias de forma legal.
Para se ter uma ideia da realidade brasileira: Um carro produzido no Brasil custa duas vezes mais no mercado nacional que em qualquer outro mercado de automóveis no exterior. O que você compra por 35.000,00 dólares nos EUA ou na Argentina, no Brasil custa 75.000,00 dólares, apesar de nós termos uma mão-de-obra das mais baratas do planeta. Alguém acredita que erradicaremos a pobreza?
Pobreza espalhada por todo o país de forma institucional com escolas ruindo e caindo sobre uma população de maioria analfabeta, e com a anuência de um governo cruel, extremamente neoliberal que lança sucessivamente sobre as comunidades e uma sociedade inerte programas educacionais paliativos que tornam  esta população diariamente refém do infortúnio e de sua própria destruição enquanto sociedade, mas, reafirmam com todas as letras que somos a sexta economia mundial.
Vivemos sob a custódia de um estado falido que não garante a seguridade social como rege a carta magna brasileira de 1988.
Vivemos uma pobreza institucional, econômica, social e política que travam o desenvolvimento da nação e a distribuição de renda de forma igualitária para todos. Como pensar em distribuição de renda com um sistema de governo que estimula a livre concorrência e o consumo desenfreado de bens e serviços?
O governo tem o dever constitucional de investir pesado contra o analfabetismo e melhorar 100% o investimento em educação no Brasil.
Erradicar a pobreza não se faz sem acabar com o analfabetismo com oportunidades iguais para todos.
O resto é hipocrisia e distorcer a verdade.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas