Curso de Cinema no Ceará


Cinema não é mais coisa de americano, definitivamente não! Com a globalização e os avanços tecnológicos da era digital, com o advento da computação gráfica e seus efeitos visuais na tela do cinema, criando pespectivas de se chegar ao inimaginável da produção cinematográfica, o audiovisual passou a ter uma importância maior na vida das pessoas, movimentando um gigantesco mercado de cifras astronômicas para as grandes produções do cinema.

O cinema saiu do romantismo, da arte propriamente dita para a profissionalização de seus agentes culturais. De diretores a produtores executivos, gestores culturais, designers, consultores de moda, publicitários, fotográfos, cinegrafistas, músicos, artesãos e engenheiros de som eum seus estúdios cada dia mais modernos e cheios de inovações tecnológicas, atores e dubladores, todos envolvidos numa produção cinematográfica, de todos eles, da grande maioria, o único que não dispunha de formação superior na área de cinema era o diretor, por que não havia curso superior de cinema.

No Ceará, em Fortaleza a Unifor - Universidade de Fortaleza tem um curso Superior de Cinema com Bacharelado em Cinema e Audiovisual que já existe há dois anos.

A Universidade Federal do Ceará abriu tambem um Curso Superior de Cinema e Audiovisual e espera suprir a carência da falta de profissional nesta área. Que bom que estamos em crescente desenvolvimento nesta área cultural tão carente de profissionais capacitados e necessários para o fortalecimento de nossa cultura de cinema. Os festivais de curta metragem, de longas, festivais de minuto, e lançamentos de produções pelo Brasil estão crescendo assustadoramente, tava na hora de as Universidades se mexerem e criarem algo novo para estimular o aparecimento de novos mercados. O cinema é secular.

Edilberto Abrantes

Comentários

Postagens mais visitadas