Convocação Geral: Alô Movimento Cultural!


A terra no seu movimento de rotação e translação movimenta-se de forma continua em volta do sol e sobre seu próprio eixo, como os ventos que movem moinhos e mares e toda a vida de nosso planeta criando o ditado "ao sabor dos ventos"! Tudo se move, tudo se transforma, tudo acontece no planeta desde as placas tectônicas provocando terremotos, maremotos, tsunamis, até os vulcões com magmas ativos, expelindo larvas, cinzas e enxofre sobre leitos de rios e vales na sua atividade constante em função do movimento. É o movimento que dá vida às coisas, que transforma, que muda como mudam as estações, os dias, as marés, as aves migratórias, os peixes na época da piracema, como mudam os nômades.
Quero alertar o movimento cultural sousense, os artistas de um modo geral, a sociedade sousense para que no próximo mês de Dezembro/09 possamos discutir e nos manifestar em torno da eleição dos membros do Conselho Municipal de Cultura e consequentemente a criação do seu regimento interno, e a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Nesta hora, é preciso despertar toda a sociedade para a importância do Conselho Municipal de Cultura como norteador e um divisor de águas na gestão cultural do município. Para inserção de qualquer município no
Sistema Nacional de Cultura e participar de subsdídios e investimentos federais, é necessário que o município tenha o CCPF - Tenha realizado a Conferência Municipal de Cultura; tenha o Conselho Municipal de Cultura; O Fundo Municipal de Cultura e, o Plano Municipal de Cultura. O município que não tem esses requisitos, ficará de fora do sistema e sem recursos.
O movimento cultural sousense precisa acordar. Se faz necessário que ele se movimente, não seja apenas contestatório, opositor, mas organizado e forte nas questões que beneficiam o próprio movimento, criando condições para o seu desenvolvimento e fortalecimento da cultura.
Vamos fazer uma grande eleição para a formação do Conselho Municipal de Cultura de Sousa.
É o que nós esperamos, enquanto artistas e gestores culturais.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas