Julho no Cinema


Entre os meses com datas comemorativas, Julho não é lá desses meses bom de feriados - como pedem os brasileiros mais labutosos. O mês sete tem escassas datas dignas de festas: dia da liberdade de pensamento, dia do escritor, dia da vovó, dia do agricultor e o mais famoso - dia 13 - o dia internacional do rock.

Tudo isso foi dito só para lembrar deste mês que é, tradicionalmente, o mês "de férias" no Brasil e que em 2010 abre-se como calendário de CINEMA NO ALTO SERTÃO PARAIBANO. Quer ver, digo, ler? Então preste atenção.

Como nunca antes na história desse país, a cidade sorriso está com uma mostra de Cinema que envolve 10 títulos da cinematografia brasileira, paraibana e sertaneja. Falo da primeira MOSTRA BRASIL DE CINEMA que estará acontecendo nesta próxima semana no Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa-PB.

Entre os filmes conhecidos do grande público estão: Orquestra dos Meninos, Caramuru - a invenção do Brasil, Se Eu Fosse Você 2 e Dois Filhos de Francisco. Entre os filmes-documentários - naturalmente pouco vistos pelos sertanejos estão - O Senhor do Castelo, Cabra M aarcado Para Morrer e O Homem do Pau Brasil. Entre os made in Paraíba estão: Lá Traz da Serra e Dificulnópolis, acompanhados do gaúcho clássico Ilha das Flores; Um cardápio agradável à todos os paladares de cinéfilos em matéria de cinematografia brasileira.

Isso tudo será oferecido entre os dias 20, 21 e 22 de que mês? Julhinho de 2010.

Continua o passeio na roça...

No dia 24, Leonardo Alves, um dos faltosos às sessões de cinema do CCBNB e do Cineclube Walter Carvalho, lançará seu novo e aguardado filhote: "O Velho do Rio", um curta sobre a vida do poeta-guardião do vale dos dinossauros, Robson Marques. Esperamos que o filme vá além do que promete o trailer-convite(muito voltado aos laços familiares de nosso bem escolhido protagonista, digno de grandes depoimentos também fora do ambiente familiar - que ainda não aparecem no trailer).

A sessão de lançamento, "esquisitamente", acontecerá na Universidade Federal de Campina Grande. Pelo menos em ano de eleição para deputado e outros cargos - é um espaço bom de holofotes, nunca para se falar sobre cinema, como pede o caso. Infelizmente, já vi algumas sessões vazias naquele espaço estudantil. Cinema Brasileiro - daí imagine o paraibano - não é mesmo a preferência de uma parte de nossos universitários; Lamentavelmente.

Bola pra frente...

E eis que o mês de Julho não pára... Prossegue. Agora o sertão vira cinema pra lá de Sousa. Chega à Fazenda Acauã, zona rural de Aparecida sob a batuta da APC. Trata-se da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano entre os dias 28 e 31 de Julho.

Entre os filmes estão O Senhor do Castelo (dentro do programa Arte Retirante do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa), A pedra, O Sonho de Inacim, Lá Traz da Serra, O Velho do Rio (agora sim, num espaço onde o filme será recebido pelo mérito que deverá conter - ainda não assisti!), O apóstolo do sertão, entre alguns outros curtas que vão homenagear Ariano Suassuna, João Carlos Beltrão e a produção curta-metragista da APC.

Diga-me se este mês de Julho não vai ficar para a história do Cinema no sertão!

Sérgio Silveira
Cineclube Walter Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas