Vamos falar de Cultura?

Outro dia alguem me cobrava pela cultura do município, por mais ações em favor da cultura, por medidas mais efetivas que pudessem evoluir e acabar com essa calmaria cultural tão presente em nossa região, sem cinema, sem teatro, sem um conservatório de música, uma escola de danças, um Centro de Tradições Nordestinas, um Museu Municipal.

Na verdade as pessoas precisam entender que fazer cultura nesse país é muito difícil, em primeiro lugar requer muito envolvimento da sociedade e da comunidade em geral que quer ser contemplada com bens culturais, e dos ativistas culturais pessoas ligadas a cultura para que se possa discutir e planejar o setor cultural promovendo ações e elegendo prioridades para se trabalhar, para que aconteça alguma coisa dentro da cultura, não é só querer, tudo requer muito trabalho.
Eu não sou adepto do pensamento rudimentar e ultrapassado de que para se fazer cultura seja preciso carregar paus e pedras e agir como um trabalhador braçal carregando o equipamento nas costas, cultura se faz pensando, planejando e discutindo as reais necessidades de cada segmento, respeitando a diversidade cultural e valorizando a produção de cada um.
Os movimentos e as ações em prol da cultura estão aí acontecendo e espera-se no mínimo que as pessoas inseridas no contexto possam pensar mais, comparecer mais, entender que cultura é conjunto, não se faz sozinho centralizando ações ou desconhecendo por desinformação.
O FOCA - Forum de Cultura do Auto Sertão está aí e é um caminho para o fomento de novas ideias, de resgate e preservação de nossas tradições e bens culturais, e se reúne no CCBNB - a próxima reunião do forum será no dia 12/07 no Centro Cultural.
O Conselho Municipal de Cultura de Sousa se reúne às quartas-feira no Centro de Políticas Publicas do município e fica próximo ao prédio da Receita Federal. O conselho está elaborando o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA e sugestões da comunidade serão fundamentais e necessárias para a construção do plano de cultura.
Para participar é só comparecer ao local ou pedir informações pelo telefone 083-9914-0366 e falar diretamente com o presidente do conselho o Poeta Joselito Garrido ou pelo e-mail da Fundação Municipal de Cultura: fmcsousapb@gmail.com

Edilberto Abrantes

Comentários

Postagens mais visitadas