IVANILDO VILANOVA ARTISTA DO POVO!


O Repentista nordestino é um iluminado. Canta os sofrimentos, as tristezas e as alegrias de seu povo com o sentimento mais puro de realidade, pintando nas telas de seu repente o que o pincel da sua imaginação criadora revela. Pelos sertões do nordeste em casas de pau-a-pique, casas de taipas, nas varandas e terreiros das caatingas, brejos e agrestes um ponteio de viola vibra no repente de um cantador nordestino. Cantador e repentista como Ivanildo Vilanova Pernambucano de Caruarú, que numa cantoria barulhenta com o saudoso Dimas Batista, versejou este repente: "Na balburdia a pedra rola/pela cordilheira afora./sem silêncio ninguém canta/somente a viúva chora./eremita não reflete/maometano não ora!
Ivanildo é genial! Ivanildo é o diferencial; um divisor de águas! antes dele a cantoria era amadora, pois na infância acompanhara o Pai o grande cantador Faustino Vilanova e sentira as dificuldades vividas pela cantoria naquela época. Leitor ávido por conhecimento, por informações e pesquisador da cultura, profissionalizou o repente, tornando o repentista num artista. Ivanildo cantou com os maiores nomes do repente brasileiro, como Dimas Batista, Lourival e Otacílio Batista, Geraldo Amâncio, Oliveira de Panelas, Moacir Laurentino, Severino Feitosa e Sebastião Dias!
Um dos versos mais bonitos de Ivanildo, é quando ele diz "Respeite a moral de quem convém/Quando quer ver a sua respeitada/Sem Brasil a américa é derrotada/Com Brasil a América vale mil/Sem Nordeste o Brasil não é Brasil/E sem sertão o Nordeste não é nada...
Ivanildo Vilanova foi escolhido pelos cantadores e repentistas do País como o Cantador do Século XX, concorrendo com nomes de peso da cantoria popular como Cego Aderaldo, Dimas Batista que era considerado o príncipe do repente, e Pinto do Monteiro um dos maiores ícones do repente nordestino. Parabéns Ivanildo Vilanova por esse legado em prol do engradecimento da cultura nordestina e a sua poesia sertaneja que elevou o sertão mundo afora. Parabéns poeta.
Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas