O JOVEM E A BIBLIOTECA

Onde estão nossos jovens? onde andam? imagino o jovem enveredando pelos recintos das bibliotecas, circulando entre estantes abarrotadas de livros discutindo e pedindo informações sobre as mais recentes publicações do mundo editorial, deixando nervosos bibliotecários e atendentes de bibliotecas ávidos por se livrarem de tão insistentes consumidores vorazes de livros, frequentadores assíduos desse mundo maravilhoso que são as bibliotecas! errado. os jovens não frequentam mais as bibliotecas apesar de muitas estarem equipadas com computadores de última geração e tambem oferecerem um serviço diferenciado de biblioteca virtual com pesquisa pela internet. O jovem assim mesmo não frequenta bibliotecas.
O que passa pela cabeça do jovem? porque ler tão pouco nesse país? por que o jovem está tão distante das questões político-sociais? o que uma política educacional pode fazer para estimular a leitura de nossos jovens e desenvolver nestes a nova geração de uma consciência cidadã?
Não se admite um mercado de trabalho cada vez mais competitivo nessa era de globalização frente às novas tecnologias, às novas exigências de mercado, e o nosso jovem desqualificado, despreparado, vivendo na inércia da sua ignorância sem uma boa leitura no seu dia-a-dia. Não se admite que o mercado editorial do velho mundo esteja em alta com um constante crescimento, e o mercado editorial brasileiro em plena decadência. que nossos escritores sejam lidos e reconhecidos lá fora, e aqui desconhecido do grande público leitor!
É preciso que a juventude acredite que só a leitura pode abrir portas; ser o estandarte na luta contra as injustiças sociais! é preciso lutar em favor das minorias; resgatar nossas tradições; nosso folclore, nossa música, nossa dança, nossa identidade; só a leitura faz isso! É preciso navegar no mundo dos livros, e com isso o conhecimento, a educação, a cidadania. Não queremos um jovem omisso. Queremos um jovem culto, frequentando bibliotecas públicas e privadas, futuro e consciência das novas gerações.
Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas