FAZER CULTURA É DIFÍCIL!



Fazer cultura é muito difícil em toda e qualquer região desse país chamado Brasil. Porque grande parte das pessoas que se dizem envolvidas em seguimentos culturais não comparecem aos eventos em prol da cultura: seminários, palestras, convenções, troca de idéias, e eventos culturais. As pessoas vivem mentindo para si mesmas que pertencem a determinados seguimentos dessa ou daquela cultura, mas não fazem nada para mudar o estado de coisas que envolve a cultura e suas dificuldades. Neste Seminário da Diversidade Cultural evento que ocorreu sexta e sábado no Centro Cultural Banco do Nordeste, veio gente da Bahia, de Pernambuco da grande Recife, gente do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Piauí, do Interior da Paraíba, de Goiás. Tivemos a presença do secretário da Diversidade Cultural em Brasília do Ministério da Cultura Sr. Américo Córdula; Presença de Tarciana Portela representante do Ministério da Cultura no Nordeste; Presença de Palestrantes das Universidades de Minas Gerais e do Ceará; O subsecretário de Cultura do Estado Flávio Tavares; Presença de Maisa do Sebrae de João Pessoa e grande ativista cultural; Presença de pesquisadoras das universidades do Rio Grande do Norte e de Pernambuco; Presença do Henilton Meneses gerente de políticas culturais do Banco do Nordeste e Carmem Paula gerente do Centro Cultural de Fortaleza; Palestra com Laércio Ferreira da Acauã Cultural de Aparecida-PB.


Só não senti muito entusiasmo dos ativistas culturais locais, que muitos não compareceram ao evento e não deram muita importância ao seminário quanto cobram participação do setor público em seus empreendimentos artísticos. É uma pena que um evento tão importante como este, não tenha recebido a mesma relevancia dos artistas locais, preferindo não comparecer a um seminário dessa envergadura, que pode ter sido o último em nossa cidade. É lastimável reconhecer que os artistas locais não tem sequer ideia do que seja uma sociedade organizada.


Quero finalizar louvando o Show de SIBA E ROBERTO CORRÊA dois grandes mestres da música contemporânea, que deram um show espetacular no palco do Centro Cultural na noite de Sexta-feira 07/08/09.


Edilberto Abrantes.

Comentários

Anônimo disse…
Edilberto, parabéns pelo texto muito bom, mais vale resaltar que a divulgação do evento foi pessima, esse pode ser um dos fatores que contribuiram para a ausencia de alguns artistas.

zelito garrido

Postagens mais visitadas