Entretanto...

O povo reclama da poluição visual com a pichação de paredes e muros das cidades, com os canteiros públicos invadidos por painéis eletrônicos de publicidade obstruindo calçadas e praças, reclama do lixo em ruas e calçadas, entupindo bueiros e galerias que dificultam a passagem das águas das chuvas causando alagamentos e inundações com a chuva forte, entretanto é este mesmo povo que joga lixo nas ruas nos horários mais impróprios, desrespeitando a hora da coleta pré-determinada pelas prefeituras e seus departamentos de coleta de lixo.
Não há o menor respeito do cidadão com a cidade onde mora! O que se vê diariamente é um vandalismo exacerbado praticado por populares que não tem sequer idéia do que seja cidadania. O patrimônio público vem sendo depredado e desrespeitado de uma forma assustadora pelos cidadãos que esperam resposta do poder público para seus problemas e não dá sua contribuição, sua contrapartida para melhorar sua vida em sociedade. Na entrada das cidades, nos canteiros e margens de estradas todos os dias se faz um depósito de lixo doméstico, resultado do comércio de alimentos de bares, restaurantes e a periferia. Nas praças o acúmulo de lixo é constante e vem de anos esse mau costume de cidadãos que não tem a decência de esperar pela coleta. Nas igrejas é comum a varrição antes da celebração, para fazer a faxina dos papéis de balas e chicletes, doces e cascas de amendoim resultado da sujeira dos fiéis e suas crianças sem noção de que igreja é casa de oração, jamais praça de alimentação.
As prefeituras são acusadas de prestar um mau serviço na coleta do lixo por não estabelecer regras, com horários pré-determinados para a coleta. Por isso, acaba levando o ônus da responsabilidade pelo mau serviço. As pessoas continuarão sujando as ruas e reclamando, enquanto não forem punidas por infringirem a lei. Tudo depende da vontade política de nossos governantes, refém do lobby assistencialista. Para não desagradar ninguém, convive com o caos estrutural de uma cidade e seus problemas onde tudo pode desde que tenha sua função social.
Necessário se faz que se estabeleçam regras para a coleta do lixo, e que esta seja seletiva. Se estabeleça regras para o cidadão. Caso haja desrespeito por parte dele, deve ser penalizado por não respeitar as regras de convivência em sociedade. Para os reincidentes sejam usadas penalidades mais severas.
O meio ambiente a sociedade e a natureza agradecem.

Comentários

Postagens mais visitadas