18 ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo


 
Paula Pratini

Foram abertas a partir do dia 18 de janeiro, as inscrições para 18 ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo. O projeto foi criado pela ‘Pulsar Artes e Produção’, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento, e dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.
A mostra receberá trabalhos nos formatos, longas metragens, médias e curtas-metragens para a exibição na competição que acontecerá no Rio de Janeiro de 31 de maio até 12 de junho, no Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Cinemateca do MAM, Ponto Cine e nos pólos de exibição no interior do estado do Rio de Janeiro.
Os trabalhos deverão ter sido finalizados entre 2009 e 2010 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Um filme que já tenha sido inscrito, porém não tenha sido selecionado, pode se inscrever novamente. E não há número limite de inscrições de um mesmo realizador.
As inscrições vão até o dia 20 de março e deverão ser feitas em formulário disponível no site www.cinesul.com.br a partir de janeiro. Até a data de postagem do dia 20 devem ser encaminhados por correio os seguintes materiais: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador ou produtor; e uma cópia do filme ou vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4). O endereço é Pulsar Artes & Produção /Cinesul 2009 (Rua Senador Dantas, 29 apartamento 34 – Cep: 20021-180 - Rio de Janeiro – Brasil).
A ficha de inscrição deve também ser enviada por e-mail para o endereço festivalcinesul@gmail.com . O prazo limite para o recebimento dos trabalhos é 20 de março. A confirmação do recebimento da inscrição será através de e-mail. O resultado da seleção será comunicado a todos os participantes a partir do dia 10 de abril, também por correio eletrônico. O regulamento completo está disponível no site do festival.

A História do Cinesul
O Cinesul foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana.
Em 2010 foram exibidos cerca de 250 filmes de países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Venezuela, Guatemala, Chile, Peru, entre outros. Desses, 19 longas e 54 curtas e médias-metragens participaram da mostra competitiva e os demais chegaram às telas em mostras paralelas como “Palcos e Telas”, “Cinesul Ambiental”, “Arte Cinesul”, “Romance Latino”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, “Futebol Latino”, “Panorama Latino” e “TVs Universitárias”.

Fonte: www.tribunadobrasil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas