Editais abertos para o Rumos Itaú Cultural 2011-2013

 


Estão abertas as inscrições para o programa Rumos Itaú Cultural 2011-2013, nas categorias Rumos Jornalismo Cultural, Rumos Artes Visuais e Rumos Educação, Cultura e Arte. Entre os prêmios estão bolsas de estudos, exposições, viagens e participações em projetos remunerados. Podem participar estudantes, professores, artistas, coletivos de arte, arte-educadores, educadores sociais e agentes culturais. Para saber mais, confira a seguir as informações de cada programa e seus respectivos vídeos de divulgação. Rumos Educação, Cultura e ArteInscrição: até 30 de junho de 2011Objetivos: apoiar a formação de profissionais que desenvolvem, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal; contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
Prêmio: duas a três viagens coletivas formadoras, de dez dias, a localidades no Brasil, determinadas pelo Itaú Cultural; uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional, por sete dias; difusão das experiências dos selecionados em publicações impressas e virtuais editadas pelo Itaú Cultural; 10 mil reais; e um kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural.
Dúvidas: rumoseducacao@itaucultural.org.br
Rumos Artes VisuaisInscrição: até 29 de maio de 2011Objetivos: incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, além de promover o aprimoramento profissional dos artistas selecionados por meio de ações de formação, como concessão de bolsas de estudos, participação em palestras e ações de difusão.
Prêmio: participação em exposição coletiva, prevista para 2012; divulgação do artista e de seu trabalho nos catálogos, peças gráficas e virtuais do programa Rumos e da exposição Rumos Artes Visuais; e bolsas de estudos, concedidas pela equipe curatorial para até quatro artistas que se destacarem.
Dúvidas: rumosartesvisuais@itaucultural.org.br
Rumos Jornalismo Cultural
Inscrição: até 15 de julho de 2011Objetivos: identificar caminhos possíveis para a melhor compreensão do papel da mídia, da academia e das instituições culturais na construção de uma editoria de cultura.
Prêmio: estudante – o autor da reportagem selecionada, participará, em 2012, de um Laboratório Online de Jornalismo Cultural, remunerado, no qual produzirá outra reportagem, sob orientação de um editor de cultura; professor – participará, em 2012, de um Fórum Virtual de Discussão, remunerado, no qual fará, com seus colegas de seleção, um mapeamento nacional dos programas de treinamento dos veículos de comunicação dedicados a estudantes e recém-formados.
Dúvidas: rumosjornalismo@itaucultural.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas