Pesquisadores afirmam que Chopin sofria de epilepsia


Publicidade

DA ASSOCIATED PRESS
As alucinações de Frédéric Chopin ao piano podem ter sido causadas por epilepsia, segundo um novo estudo a respeito do compositor romântico do século 19.
Sua tendência de sair do estado consciente foi interpretada por sua companheira George Sand, pseudônimo da escritora francesa Aurore Dudevant, como "a manifestação de um gênio cheio de sentimento e expressão".


Retrato sem data de Frédéric Chopin, que viveu no século 19
Mas, em um estudo publicado nesta semana, médicos espanhóis dizem que as alucinações podem ter sido causadas por epilepsia do lobo temporal.
Manuel Vazquez Caruncho e Francisco Fernandez, do Complexo Hospitalar Xeral-Calde, na Espanha, estudaram descrições de alucinações de Chopin feitas por pessoas próximas a ele.
Eles acreditam que o compositor franco-polonês sofria de um tipo de epilepsia que causa alucinações conscientes, que duram desde segundos até minutos. A pesquisa foi publicada na revista "Medical Humanities", ligada ao "British Medical Journal".
Caruncho e Fernandez citam um trecho das memórias de Sand em que ela relata que compositor estava tocando um de seus prelúdios e disse que havia caído no sono ao piano e visto a si mesmo afogado em um lago.
Alucinações são comuns em pacientes com transtornos psiquiátricos graves como esquizofrenia ou bipolaridade. Mas os pesquisadores afirmam que as alucinações de Chopin ocorriam, em geral, à noite ou coincidiam com febre, situações que diferem das ocorrências ligadas a doenças psiquiátricas.
Alguns historiadores já sugeriram que a melancolia frequente de Chopin pode ter sido causada por depressão.
Especialistas ainda se dividem quanto ao que causou a morte do compositor, em 1849, aos 39 anos. Sua certidão de óbito registra tuberculose como causa, mas há a suspeita de que ele tenha sofrido de fibrose cística.
Caruncho e Fernandez dizem que, porque Chopin se lembrava das alucinações com detalhes, a epilepsia é a causa mais provável desses transtornos, mas não se sabe se a doença teve algo a ver com sua morte.
"Mas acreditamos que saber que ele tinha epilepsia pode ajudar a separar a lenda romantizada da realidade."

Comentários

Postagens mais visitadas