SOU POETA DE CORDEL!


Eu me chamo Edilberto
e nem é bom me provocar
em se tratando de cordel
gosto de me aventurar
fazendo da poesia
minha arma e meu lugar

Só não faço apologia
e tampouco me aventuro
a cantar sem ter prazer
não sou fogo de munturo
tampouco tábua no mar
e não preciso de escuro

pra poder me destacar
para cantar meu repente,
preciso sim, de leitores
dessa gente consciente
que devora meus escritos
de uma forma indigente

e com fome de saber
porque o prazer do poeta
é ser lido, ser escutado
de uma forma completa
ter sua obra entendida
ter sua obra seleta

sem diferença de estilo
de classe gramatical
seja leitura acadêmica
romântica ou social
tenha a força do cordel
preserve o tradicional

com a força de Patativa
e de tantos repentistas
e poetas de cordel
que em suas narrativas
criaram um encantado
mundo de coisas vivas

no imaginário popular
como pedro Malazarte
e Chicô o saltimbanco
fazendo de sua arte
a graciosidade infante
do riso e sua parte

Quem quiser saber de mim
me procure na poesia
nos artigos, nos ensaios
no canto, na alegoria
na música da minha prosa
e na minha fantasia.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas