A FALÊNCIA DA EDUCAÇÃO!

A falência da escola pública no Brasil é uma realidade, Falta investimento no ensino fundamental e médio. Metade do que o governo federal destina para a educação, é investido nas universidades federais. Enquanto as escolas vivem de migalhas, as universidades abocanham a melhor fatia do bolo. Países asiáticos e europeus destinam mais de 80% do orçamento da educação para o ensino fundamental e médio, justificando por que aqui nos trópicos a educação pública é tão atrasada, apesar dos avanços sociais e democráticos ocorridos no País.

Temos distribuição de merenda nas escolas públicas, distribuição de livros didáticos, fardamento escolar, temos bibliotecas públicas, bibliotecas virtual, transporte escolar, bolsa-escola. Mas por que estamos falidos? o que falta? o que seria necessário para nossos filhos ter uma educação melhor?

Falta investimento no ensino fundamental e médio para a capacitação de professores; uma política salarial mais justa para os professores em sala de aula; realização de concursos públicos para efetivação de professores (muitos trabalham há mais de 15 anos com contratos ilegais); falta uma política de ensino que adote um método de ensino que avalie a capacidade de aprendizado de cada um, formando o cidadão do futuro.

Falta uma política de incentivo ao esporte para todas as escolas públicas, resgatando a cidadania, a auto-estima e a alegria das crianças brasileiras, hoje estudando em escolas com grades, estudando numa prisão, onde a droga e o mêdo convivem entre pais e alunos e professores. E aí cidadão, vivemos um modêlo falido de educação? ou não?


Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas