RECONSTRUIR É PRECISO!


A fé remove montanhas! A fé constrói vidas! A falta dela desnorteia, é cegueira constante. Foi a fé pura, consistente e cristã, a fé do povo sousense no passado há dois séculos atrás, que construiu e trouxe à tona este monumental templo da fé católica desse povo religioso e empreendedor, firme na sua fé e posição religiosa, que para se reunir e louvar a Deus, levaram 80 anos na construção da igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios!

Naquele tempo não havia meios de comunicação! mas a vontade do povo era soberana. Não havia a mídia forte dos jornais, do rádio e da televisão. Não havia um mundo globalizado com um sistema de comunicação via satélite, mais preocupado com os mercados financeiros e a política de exportação e consumo. Não havia a rede mundial de computadores e a internet ligando tudo via cabo. Não havia governos abastados com superávit na balança comercial, mais preocupados com o G-7 e G-8 e o mercado de capitais; mais preocupados em gastar enormes quantias em marketing eleitoral e ações de governo para enganar a opinião pública. Também não havia orgãos inoperantes como o IPHAEP que tem autonomia para tombar, mas não tem para cuidar, não dispõe de recursos para zelar, restaurar, conservar. Protocolam, embargam mas não executam! Entra e sai governo e nada! A torre continua no chão, à espera de um governo do estado moroso, sem vontade, sem pressa, omisso na reconstrução da torre da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos filhos de Sousa no alto sertão da Paraíba.

A fé mudou? não. O que mudou foram os homens e suas atitudes. Será preciso deixar a mesquinhez e a má vontade de nossos governantes. Só assim reconstruiremos a torre da igreja na fé que temos em cristo. A torre não é um problema para ser resolvido e sim uma necessidade para a comunidade sousense. Fiéis e cristãos reunidos na sua reconstrução.


Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas