A CORNETA DEMOCRÁTICA!


A ideia de democracia é uma coisa para inglês no sertão paraibano. O coronelismo enraizou-se de tal forma no seio da sociedade sousense que beira ao ridículo. Estamos vivendo em Joanesburgo na áfrica do Sul em meio a uma guerra de tribos rivais como há quatrocentos anos na disputa das etnias africanas. Estamos nos tempos da repressão do apartheid quando a maioria negra vivia escravizada pela minoria branca. Estamos vivendo nos estados sulistas da América do Norte que não aceitam a liberdade e o crescimento igualitário da sociedade e vivem de suas quimeras, suas espirais de sonhos, seu platônico caso de amor com o poder, sonho insustentável e desprovido do concretismo de seus ideais comunitários.

Como pode uma cidade, uma comunidade, uma sociedade viver e se desenvolver sob a luz da marginalidade, da discórdia e de constantes lutas e sabotagens? Não está aí a região da Chechênia na Rússia para testemunhar? em meio aos escombros de uma disputa injusta e inglória que penaliza a população civil e torna a vida de milhares de famílias uma miséria constante e quase irremediável pelo egoísmo das facções políticas que só legisla em causa própria e só atende a seus interesses. Não prova o Líbano a sua má sorte de país destroçado pela guerra civil e o terrorismo de suas milícias militares? Quantas bombas ainda cairão sobre Jeruzalém para provar que a guerra política pelo poder nada constrói?

A democracia seria um escudo para alojar corruptos, funcionários fantasmas, apadrinhados e toda sorte de falcatruas? em toda guerra há vencedores e vencidos, aqui não? não, muitos pensam ser isto, mas a democracia está aí para provar que estamos no caminho certo. Temos muito para percorrer, mas estamos andando, pelo bem das instituições e da democracia brasileira.

O que Sousa precisa é de homens sérios e de administradores transparentes que busquem através de ações ouvir a comunidade e se inserir nela como parte dela. Como dizia o grande Ibrahim Sued "Os Cães ladram mas a caravana passa..."


Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas