EDUCAÇÃO AMBIENTAL




Quantas vezes não recriminamos nosso vizinho por jogar lixo na calçada? em terrenos baldios próximos a nossa casa? próximo ao nosso trabalho, aos locais que gostamos de freqüentar? ou até mesmo em locais que passamos diariamente, indo ou vindos de nossas atividades diárias? Diante disso, o que vemos diariamente – as pessoas dando de ombros, e sujando ruas, jogando lixo nas calçadas, nas praças, nos terrenos baldios... quando podam árvores no quintal de casa e jogam no meio da rua, nos canteiros públicos, impedindo o trânsito de circular livremente, causando muitas vezes, até acidentes por esse gesto. Ficamos indignados, e até nos perguntamos por que essa violência, essa falta de educação, essa desinformação, esse vandalismo para com a comunidade que moramos. Perguntamo-nos quando as pessoas terão a consciência do mal que estão causando a si próprias... Perguntamos-nos até quando isso vai durar… Será liberdade demais? Culpa do governo? Das instituições? O que está acontecendo com as pessoas, que pregam a luta pela preservação do meio ambiente e sujam o quintal do vizinho? E entopem bueiros, galerias, esgotos, etc.
É preciso consciência! educação ambiental nas escolas, formação ambiental no trabalho, nas empresas, nas gestões públicas, aos cidadãos em geral. É preciso que os pais eduquem seus filhos desde pequenos a ter uma consciência ecológica! É preciso regras claras e muita informação para o cidadão respeitar, cuidar e conviver em harmonia com sua comunidade, contribuindo cada um do seu jeito, para ter uma cidade limpa, bem cuidada e amada por todos, com civilidade e educação acima de tudo.


Edilberto Abrantes.

Comentários

Radamés disse…
é impressionante a postura de pessoas que se dizem a favor da causa ambiental, no discurso passam uma mensagem animadora de que tudo vai bem, de que a questão ambiental não é urgente e sempre alguns pagam pela inconsequencia de todos que interferem drasticamente no equilibrio ambiental. Inclusive todos somos hipócritas em afirmar que temos consciência ambiental, todos nós fazemos parte desse desiquilibrio, bom pelo menos algumas pessoas fazem pouco por garantir uma melhor qualidade de vida para as PRESENTES e não menos importantes futuras gerações.

Postagens mais visitadas