Cidadão mau formado!


Quando dizem que o cidadão atual é um indivíduo bem informado, o meu papagaio Louro Green dá boas risadas em um curupaco papaco difícil de entender! Já pensou, risada de papagaio? é o fim da picada, né não? mas se é para botar um sorriso na cara de um sofrível animal em vias de extinção, que o façam dizendo que o cidadão hoje é bem informado. Não é.
Se o cidadão que vive em meio às tecnologias, no meio das parabólicas da vida, dos celulares cada dia mais enfiados no contexto da vida moderna, das televisões de plasma, dos microcomputadores e laptops da vida. Se o cidadão viveu e assistiu a queda do muro de berlim; a perestróika e a glasnot na Rússia com a queda da União Soviética; viu a china crescer com um regime comunista e um sistema de governo Capitalista; assistiu um negro ser eleito presidente dos estados unidos; viu o apartheid ser banido da áfrica do sul e Nelson Mandela eleito seu presidente; Viu as Torres gêmeas símbolo do capitalismo americano serem reduzidas a pó, então...
Seria no mínimo intrigante pensar que este cidadão estaciona seu veículo sobre as calçadas, impedindo o livre trânsito das pessoas. Seria um contracenso imaginar um cidadão tão bem informado para pedir a aplicação da lei contra os outros, quando ele mesmo invade praças e logradouros públicos, agindo à margem da lei e contra o que prega nos tribunais em defesa de seus interesses.
É constante vermos a comunidade fazer exigências junto ao poder público por este ou aquele serviço, quando ela mesmo comunidade nada faz para ajudar ou mudar determinada situação solicitada por ela. É constante ouvirmos da população o reclamo de melhor sinalização de trânsito nas cidades e com a mesma constancia vemos cidadãos furando o sinal provocando acidentes e tambem dirigindo embriagados. O cidadão é mau informado? não! o cidadão é mau formado. Não tem o menor respeito pelo patrimônio público, pela pessoa humana, por si mesmo.
Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas