SIVUCA-SINFÔNICA DE CAMPINA GRANDE, MUITO PRAZER!


A música paraibana está de parabéns! Que coisa linda é a Orquestra SIVUCA - Sinfônica de Campina Grande! Que coisa magistral, que repertório fabuloso tem a orquestra, unindo o erudito e o popular numa mistura espetacular de cadência e som que embala os sonhos de uma platéia boquiaberta com a versatilidade de seus músicos. Eu pensava ter ouvido de tudo, desde a Orquestra Sinfônica Brasileira, as Sinfônicas de Curitiba e São Paulo, a Orquestra Sinfônica da Paraíba entre outras, como tambem as orquestras de câmara como a Camerata de Curitiba, a bela Orquestra do Iguatú que aqui esteve tocando no ginásio do Sesi em uma Bienal do Livro, mas confesso que fiquei maravilhado e feliz com a expontaneidade e o bom gosto da Sinfônica de Campina Grande.

A Sivuca-Orquestra Sinfônica de Campina Grande está aí com um repertório vigorosíssimo de maxixes à la Chiquinha Gonzaga, baiões e forrós da lavra do Rei do Baião Luiz Gonzaga e do Mestre da Sanfona Sivuca, passando pela singeleza e a beleza da música de Antonio Barros conhecidíssimo nos terreiros de forró, sem Falar no Maestro Capiba e seus frevos que dão identidade a cultura carnavalesca pernambucana. Tambem está no repertório uma das maiores expressões da música erudita O maestro Guerra Peixe com a sua obra Mourão que nos embala e nos sacode com toda beleza de sua composição.

O Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa-PB está de parabéns em trazer a música instrumental de qualidade para essas plagas. A boa música, os bons programas culturais enriquece e aproxima as pessoas para uma consciência cidadã nessa vivência e oportunidade de apreciar e digerir cultura de qualidade. Cultura ao povo!


Edilberto Abrantes

Comentários

Postagens mais visitadas