TROVADORES REPENTISTAS!



Uma noite dessas bem gostosas para um passeio eu fiz um programa diferente: fui assistir uma dupla de Violeiros repentistas genuinamente nordestinos! Fui e não me arrependi. Tomei um banho de cultura, reciclei minh´alma, lavei a égua com tanta criatividade, versatilidade e velocidade na formação do verso, para o complemento do mote, da sextilha, martelo alagoano, mourão voltado. Uma coisa que eu não sabia e pensava ser exclusividade do sertão nordestino, é que em todo o mundo tem trovadores repentistas principalmente na europa, no velho mundo; e também na américa central.


Segundo o repentista Geraldo Amâncio, todos os anos ele participa do encontro de Trovadores mundiais, o último que ele participou aconteceu na Espanha em Madri. Este ano ele vai para o encontro Sul-americano que acontecerá em Cuba, com a participação de trovadores de toda a américa. Minha gente, é tão prazeroso quando a gente descobre a importância de um bem cultural dessa envergadura que é o repente, melhor ainda quando descobrimos que o mundo inteiro reverencia essa arte, e que nós temos os melhores repentistas e trovadores do mundo!


Salve Pinto do Monteiro, Salve Zé Pretinho, Salve Zé Limeira, Salve os Batistas Dimas, Louro e Otacílio, Salve Oliveira de Panelas, Salve Ivanildo Vilanova e tambem Manoel Chudú, Salve Moacir Laurentino, Zé Gonçalves e Salve Geraldo Amâncio, verdadeiros expoentes dessa arte maior que é a Cantoria de Viola. A cantoria de Viola é um patrimônio do Brasil, do nordeste e do sertão! Resta-nos preservá-la e destacá-la como importante arte cultural.


Edilberto Abrantes.


Comentários

Postagens mais visitadas